Bom dia, pessoal! Tudo bem com vocês?
Gostaria de deixar registrado que, às vezes, sinto que algum aluno, ou os pais, fica decepcionado por eu não ter visto o seu caderno, ou a sua lição de casa no dia e gostaria de explicar o motivo.
O dia a dia escolar é bem corrido e além de nossas atividades de rotina (entrada, hinos (às segundas-feiras), várias paradas para água e banheiro, correção de atividades, merenda, recreio, café da tarde, escovação, conversas com a turma e rotina de saída) temos o nosso horário definido para os vários componentes curriculares. Para quem está fora do ambiente escolar cinco horas pode parecer muito tempo, mas acreditem, passa voando...
No início da aula há sempre uns minutinhos para as crianças se organizarem, pegarem o material do dia, irem ao banheiro, tomarem água, encher as garrafinhas, etc. Quando vamos começar pra valer já são quase 13:15 horas. Iniciamos os trabalhos geralmente com alguma atividade que os alunos consigam fazer sozinhos, pois é o horário de dedicar tempo, quase que exclusivo, ao nosso aluno com necessidades especiais que sai às 15:00 horas. Logo depois temos a merenda (14:15h) e o recreio e retomamos nossas atividades às 15:00 horas. Geralmente passamos para as dúvidas e correções e quando é o caso mudamos de "matéria". Interrompemos uma vez para água e banheiro e depois às 16:40 horas para o café e escovação. Nesse meio tempo é necessário encaixar História (2), Geografia (2), Ciências (2), Arte (1), Informática (1 hora e meia), Ed. Física (2), Português (5) e Matemática (5) e supervisionar todas as atividades e o outro aluno com necessidades especiais.
Se vocês observarem os livros didáticos que utilizamos (iguais para toda a rede municipal) verão que geralmente eles têm nove unidades e, começando em março, precisamos fazer uma por mês até novembro, reservando espaço para as provas finais e ensaios em dezembro. Ufa!
Desta forma fica impossível ver todos os cadernos, de todas as matérias, todos os dias e tenho, diariamente, escolhido alguns para vistar. Sabem aquela cena dos alunos fazendo atividades quietinhos e a professora corrigindo cadernos? Pois é, não existe mais! Os alunos não param de conversar, mesmo quando estão ocupadíssimos e nem conseguem trabalhar mais de 10 minutos sem levantar para confirmar as atividades e/ou tirar dúvidas. As correções ficam prejudicadas. Mas, não se preocupem que uma hora a fila termina...rs...
Além disso, nós professores temos muita papelada para preencher: observações sobre os alunos, seus avanços e dificuldades, diário de classe, semanário onde são registrados os conteúdos trabalhados diariamente (muito semelhante ao registro feito aqui no blog), preparação de novas atividades e correções das produções de texto, lições de casa e atendimento das dúvidas dos alunos. Trabalhamos em casa e semanalmente um dia à noite na escola, mas sempre há mais coisas para serem feitas.
Então? Deu pra entender o motivo da lição, às vezes, não ser "vistada" no dia em que foi feita?
Um abraço, pessoal!!!!
Atividades do dia 23/03, quinta-feira:
História:
Matemática:
Explicação das páginas 31, 32 e 33.
Atividades das referidas páginas na sala (quem não terminou levou para acabar em casa).
Ontem o recreio foi feito na sala, entre as aulas de História e Matemática, pois o parque estava sendo lavado e o pátio estava ocupado pelas turmas da Ed. Infantil, numa atividade coletiva.